sexta-feira, 12 de março de 2021

...FLÁVIO DINO FALA DO NOVO MOMENTO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL

Em palestra, Flávio Dino fala sobre fortalecimento do Legislativo e Judiciário no Brasil

Em palestra proferida aos alunos do curso de Direito do Uniceuma de São Luís e Imperatriz, o governador Flávio Dino (PCdoB) ressaltou o novo momento do Direito Constitucional do Brasil. Ele exemplificou falando sobre as emendas impositivas que começaram a ser introduzidas no país em 2014, em que deputados federais e senadores passaram a carimbar o destino de determinado recurso.

Outro sintoma mencionado por Flávio Dino sobre as mudanças no Direito Constitucional brasileiro foi o papel do Judiciário. “Cada vez mais ele exerce um acervo de atribuições mais largas. Há uma ampla tutela das liberdades exercidas pela suprema corte do Brasil. Tivemos o tormentoso caso do ex-presidente Lula que ainda se desenvolve no âmbito do Supremo. Nós vemos que, independente de simpatias ou antipatias ideológicas ou políticas, questões eleitorais são arbitradas pelo Judiciário. Foi o Poder Judiciário que inabilitou Lula de concorrer na eleição de 2018 e é o mesmo Judiciário que caminha para habilitar que o ex-presidente seja candidato”, pontuou.


Ao final, o governador falou sobre a importância de refletir sobre a nova conjuntura brasileira ao mencionar que dentre tantas questões, há um consequente aumento da crise de legitimidade do sistema político como um todo.

terça-feira, 9 de março de 2021

CONTRA PONTO NO JOGO DO TABULEIRO COM A VOLTA DE LULA 2022..

ELEIÇÕES 2022 - O quer pensa o titular do Blog?


Com a decisão do ministro Fachin do "STF" não se imaginava-se uma anulação dos processos que tornava-se inelegível o ex. Presidente Lula, em concorrer as eleições para os próximos anos no Brasil. Enquanto o País, tenta se encontrar com a paz na saúde pública e as incertezas de Jair Bolsonaro, dessa vez pegou de cheio o Palácio do Planalto com a notícia e agora elegível daqui pra frente e para 2022, a volta da candidatura do ex. Presidente Lula.  

As bolsas de valores, o cenário político, as opiniões jurídicas, líderes político, mídia nacional, foi um dia bem agitado no Brasil, após a decisão do ministro do STF FACHIN, ao decidir a retirada dos processos de Curitiba-Paraná, e transferir para Brasília e retornar os direitos político de Luis Inácio Lula da Silva.

Agora aguardamos como irá se comportar o cenário mediante a crise no Brasil agravante da COVID-19(Pandemia) e as incertezas no País gerada por Bolsonaro, já que vem soltando o verbo: EU QUERO, POSSO E MANDO.

Governadores de várias regiões do País, e até mesmo presidentes de Países vizinhos foram destaques em mensagens nas redes sociais após a notícia e decisão do ministro Fachin do STF.


Muitas águas vão rolarem até 2022.