segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Atualização Painel Tutóia-Resgate das Santas Missões Missionárias

Paróquia de Tutóia realizou a Semana Missionária, Fevereiro/2015


Diocese de Brejo, 02 de fevereiro de 2015
Domingo dia 01/02/2015, a grande Semana Missionária, que teve início na sexta, dia 23 de janeiro, com a chegada dos missionários.
No domingo dia 25, houve a Missa de envio dos missionários e ao logo de toda a semana os missionário visitaram todas as 77 comunidades do município de Tutóia, ao todo participaram 238 missionários, entre eles, o padre Camilo Pauletti, diretor das POM e Irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Comissão Missionária da CNBB, além de lideranças da diocese de Parnaíba (PI) e da diocese de Coroatá (MA).

Às 15h00, começou a grande concentração no povoado Barro Duro, com uma grande carreata passando pelos povoados Bom Gosto e Comum, até o Povoado Paxicá. No Paxicá saiu a  caminhada percorrendo as principais ruas do Município de Tutóia.
As 19h, Dom Valdeci presidiu a celebração Eucarística de encerramento e concelebraram presbíteros do clero diocesano, padre Camilo Pauletti, das POM e padre Jean Souza, da diocese de Coroatá. O Bispo, Dom José Valdeci Santos Mendes, destacou  em sua homilia a importância de estar a serviço atendendo aos mais necessitados, e a alegria de ver no rosto de cada missionário (a) o rosto de Jesus Cristo e de ser profeta e profetiza anunciado o Reino de Deus.
DSC09326.jpgA irmã Dilce Gomes (Assessora do COMINA - Comissão Missionária Nacional - CNBB) falou um pouco de sua experiência nesses dias: "Eu admiro muito essa motivação, é admirável para toda a Igreja do Brasil, quando a gente ver o povo reunido, o povo se motivando para poder levar em frente a missão que é de Deus. Missão é de Deus e nós somos os seus instrumentos, então isso nos alegra. Mas por outro lado, vem o desafio como agora permanecer no caminho de Jesus, permanecer como discípulo missionário de Jesus?
Tai a proposta que a Igreja aqui em Tutóia tem oferecido, então eu agradeço a Deus por esta paróquia, pela diocese de Brejo que esta ai como outras dioceses querendo colocar em pratica as diretrizes da CNBB, querendo colocar colocar em pratica a primeira urgência que é uma Igreja em Estado Permanente de Missão, que é o desejo de todos os bispos do Brasil.
Então parabéns a toda a Igreja de Brejo, ao dom Valdeci e a todos os missionários (as) que estão empolgados nesta grande missão de Deus.”    
DSC09519.jpgPadre Camilo (diretor da POM - Pontificas Obras Missionárias): “ Vivi com intensidade, visitei 7 (sete) comunidades, quase 100 (cem) casas e enfermos doentes, celebrações todos os dias, muita vibração, muito ardor.  Mas também a gente percebe um povo que sofre, um povo que luta pela vida, um povo que merecia ser melhor atendido pelo poder público, povo  também que precisa da ajudar da Igreja, no sentido da paróquia com mais formação, tem algumas comunidades que estão muito bem, mas tem outras que precisam de ajuda. 
Mas foi uma alegria a acolhida das pessoas, as celebrações de madrugada todos os dias as caminhadas, gente de fé, de fervor, gente que a gente merece tirar o chapéu. Eu agradeço a Deus pela oportunidade de tem vivido esta Santa Missões Populares aqui em Tutóia e peço a Deus que abençoe a todo este povo e a toda a diocese de Brejo, por esta bonita caminhada e deixo o meu abraço a todos.”
A grande Semana Missionária encerrou às 21h00, com a colocação do Cruzeiro em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré e com um show da banda Ressoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário