CRIAÇÃO E FUNDAÇÃO DE TUTÓIA
CRIAÇÃO E FUNDAÇÃO DE TUTOIA
Tutóia foi fundada em 29.03.1938 pelo decreto -lei Nº 45 pelo qual foi mantido o nome Tutóia. Os dois fundadores da Antiga e Nova Tutóia Foram.
Os dois fundadores da Antiga e Nova Tutóia são: Pe.
JOÃO TAVARES e PAULINO GOMES NEVES, respectivamente.
Pe. JOÃO TAVARES -
fundador da antiga Vila de Tutóia, era natural do Rio de Janeiro, nascido a 24 de setembro de 1.679 e falecido a 24 de setembro de 1.743.
Veio para o Maranhão como mestre de Filosofia e Teologia, com a disposição de voltar, tão logo terminasse a missão da qual fora incumbido; não fazendo porém, segundo opiniões, por amor aos Teremembés. Foi missionário 12 anos e Vice Reitor do Colégio do Maranhão. Lecionou Gramática, Filosofia e Teologia. Entrou na Companhia de Jesus a 11 de junho de 1.697. Faleceu com 64 anos no dia do seu aniversário.
PAULINO GOMES NEVES
fundador da Nova Tutóia nasceu na antiga Vila, a 13 de agosto de 1.854, sendo filho de Antônio José das Neves, de origem portuguesa e Rosa Gomes Neves, natural da mesma Vila. Trabalhou numa firma comercial na capital do Estado e, voltando a sua terra, um de seus primeiros ramos de vida foi o comércio. Ocupou as mais destacadas funções no Município e foi chefe político de renome. É considerado o pioneiro do incentivo à navegação marítima e fluvial, para lá levando os primeiros navios e ancorarem em Tutóia, o "Colombo" e o "Cabral".
Como homenagem ao Capitão dos Portos que autorizara o tráfego de embarcações naquela área, deu o nome de Belfort Guimarães à avenida principal, que passa em frente ao Porto, esse nome, substituído depois para Avenida Paulinos Neves, em homenagem ao fundador da Nova Tutóia. Foi ele aliás, quem construiu no local, a primeira casa de pedra e de cal para a sua própria residência conhecida como "Chalet" onde viveu e faleceu. Construiu mais 32 prédios de porte médio, até hoje existentes, inclusive o "Chalet". Conseguiu junto aos poderes públicos, a instalação, em Tutóia, das principais repartições como Correios e Telégrafos, Mesa de Rendas Federais ( hoje Receita Federal ), Coletoria Federal, etc.
Outras pessoas ilustres também são destaques na antiga Tutóia: Euzébio Athayde, Joaquim Veras e Clementino Ramos. Na Nova Tutóia, destacam-se: Coronel Franklin Gomes Veras ( cunhado do fundador ), Sabino Conceição, Artur de Almeida Athayde, José de Athayde, Euclides Gomes Neves, Lucas Cardoso Veras e Celso dos Santos Veras.
Desses vultos ilustres, alguns colaboraram para a fundação de Tutóia e outros nas fases políticas e desenvolvimento do município.
- NETA DE PAULINO NEVES
- PASTOR HELIO E MARIA NEVES
- MARIA NEVES: PASTO SE VOCÊ VOLTASSE O QUE QUE VOCÊ QUERIA SER.
- PASTOR: EU QUERIA SER UMA MULHER.
- MARIA NEVES: PORQUE PASTOR?
- PASTOR: PORQUE EU QUERIA SER MÃE, COISA BOA E MAMÃE E MUITOS NÃO DÃO VALOR.
- PASTOR: E TU MARIA O QUE QUERIA SER.
- MARIA NEVES: EU QUERIA SE HOMEM MACHO.
- PASTOR: PORQUE MARIA ?
- MARIA NEVES: COISA BOA E SER MACHO NÃO DAR SATISFAÇÃO A NINGUÉM TODOS RESPEITAM.
- Palestas ( brincadeira ) entre Maria Neves e o Pastor Helio Maranhão
- não se sabe a data mais foi em 1987 na casa de Dona Naize.
FONTE DE PESQUISA:
Livro Panorama histórico de Tutóia - São Luis - 1987
CELSO GOMES DA FONSECA 2
2º PREFEITO DE TUTÓIA
CELSO GOMES DA FONSECA
NOMEADO 01.10.1930 a 29. 11.1945
NOMEADO 01.10.1930 a 29. 11.1945
concluiu e reformou o prédio da prefeitura. Porém, a notoriedade de sua administração deveu-se aos fatos anteriores à sua nomeação, em 1.930. Como sabemos, neste ano, eclodiu no Rio de Janeiro a célebre "Revolução de 30", comandada por Getulio Vargas, com radicais consequências para todo o país. Nos municípios, o movimento revolucionário chegou como um vendaval, modificando tudo, como aconteceu em Tutóia, onde o coronel Paulino Gomes Neves, líder maior do município, foi acintosamente marginalizado da política. Pois, para ali, procedente de Teresina, aportou em dezembro de 1.930, o rebocador "São Bento", conduzindo um destacamento militar, para intervir em todos os cargos públicos da cidade, como delegacias de polícia, coletoria, prefeitura, câmara municipal, etc..., empossando, inclusive, no comando da prefeitura, o interventor municipal, Celso Gomes da Fonseca, que fora nomeado pelo governador, à revelia do prefeito de então, que fora afastado bruscamente. Entrementes, mais tarde, reconhecendo o interventor estadual do Maranhão que o coronel Paulino Neves era homem de alto prestígio junto às esferas estaduais e municipais, resolveu devolver-lhe as rédeas políticas de Tutóia; porém, este recusou, alegando que: - "Decepção, ele só recebia uma vez"!"; ao mesmo tempo em que entregava para Lucas Veras toda a papelada relativa à vida política da cidade, que estivera em seu poder.
ALMIR GALVAO DE CALDAS 4
4º PREFEITO DE TUTOIA
ALMIR GALVAO DE CALDAS
IDEM 1946 a 1947
FALTA BIOGRAFIA ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário